Placas do mercosul começam a valer a partir de 1º de Dezembro.
O padrão Mercosul (bloco econômico do qual o Brasil faz parte) de placas começa a valer a partir do dia 01/12/2018 para os veículos novos.
A regra vale tanto para os veículos novos (0 km) ou para quem fazer transferência de propriedade e/ou domicilio de um veiculo usado. Ou seja, todos que adquirirem um veiculo, mesmo com a placa antiga e fizer a transferência para seu nome, já estará obrigado a trocar a placa para o modelo novo.
Quem está dispensado?
Veículos já emplacados poderão circular com o modelo atual de placa até o fim da vida útil, porém deve permanecer com o mesmo dono e no mesmo município.
Placa terá Chip e QR CODE.
Com o intuito de facilitar a identificação de veículos clonados/roubados as novas placas contaram com um dispositivo de segurança (chip) e identificação única (QR Code).
Além de tentar inibir ações de clonagem de placas, o chip poderá ter comunicação com cancelas em pedágios e estacionamentos, facilitando a troca de informações.
Adeus Lacre.
Com as novas tecnologias empregadas para evitar falsificações, o Denatran informou que as novas placas não utilizarão mais o lacre.